A Associação

A Associação Brasileira de Engenharia Agrícola - SBEA, entidade sem fins lucrativos, é uma associação civil de direito privado, de cunho técnico científico, sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover, estimular, aprimorar e divulgar conhecimentos técnico-científicos, visando ao desenvolvimento da Engenharia Agrícola e da agricultura nacionais.

A associação foi instituída em 13 de setembro de 1965, inicialmente como Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da Universidade de São Paulo. Em 1980, durante o X Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA), resolveu-se transferir a sede da entidade para o Centro Nacional de Engenharia Agrícola (CENEA), órgão do Ministério da Agricultura, onde foi mantida por sete anos. Durante o XVI CONBEA (1987), novamente por decisão majoritária da Assembleia Geral, foi indicado o Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, Câmpus da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), como sede definitiva, onde atualmente está sediada sua Secretaria e Diretoria Executiva.

A SBEA atua para fortalecer, difundir e consolidar o conhecimento técnico-científico da Engenharia Agrícola no cenário das Ciências Agrárias. Para cumprir seus objetivos, realiza anualmente o Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA (maior evento da área de EA no País - www.conbea.org.br), publica há mais de 20 anos a revista Engenharia Agrícola (rEA) - Journal of the Brazilian Association of Agricultural Engineering (principal veículo editorial de caráter técnico-científico - www.engenhariaagricola.org.br) e promove parcerias na realização de simpósios, reuniões, fóruns e outros eventos relacionados a programas educacionais da área.
Image

Nossas Conquistas

São 56 anos de caminhada e uma trajetória de trabalhos e conquistas acumuladas durante todo este período.

0
Associados
0
CONBEA's realizados
0
Publicações na Revista
0
Projetos Finalizados

Nossa Gente